Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 28 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
31 de março de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

1 Samuel 28 – "Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra" (v. 13).
O texto de hoje traz um assunto que causa muitas discussões entre estudiosos da Bíblia: o espiritismo. Afinal de contas, Saul falou ou não com o "espírito" de Samuel?
Meus amados, a Bíblia mesma diz como devemos estudá-la: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali" (Isaías 28:10).
Assim como este assunto, todos os outros precisam ser estudados desta forma, buscando respostas em toda a Palavra. Só assim percebemos a perfeita coerência das Escrituras ainda que a diferença entre um escritor e outro seja de séculos.
Não é diferente no capítulo de hoje. Percebam que o verso 3 diz que "Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos", pois Deus mesmo havia dado a ordem de que não houvesse no meio de Seu povo quem lidasse com estas magias ocultas, "pois todo aquele que faz tal coisa é ABOMINAÇÃO ao SENHOR" (Deuteronômio 18:12). Ora, se era abominação, já aprendemos que a prática de se consultar "mortos" é reprovável diante de Deus. Certo? Ok. Continuando…
Saul, quando foi à presença da médium, foi disfarçado. Mas ela não era uma adivinha?
Isso me lembra de um conto em que um homem ligou para um adivinho, que, ao atender, disse: "Alô, quem é?" E só ouviu do outro lado da linha: tuum-tuum-tuum… Ou seja, sua adivinhação não era de nada!
O mesmo aconteceu com aquela médium, que foi enganada pelo rei.
E após fazer sua "mandinga" a Bíblia diz que a mulher deu um grito. Um grito? Quer dizer que ela se assustou com o que ela mesma dizia ser capaz de fazer, foi? Foi. E ali ela percebeu que não se tratava de qualquer consulta fajuta como estava acostumada a fazer. Mas estava diante de Saul, aquele mesmo que havia aniquilado todos os seus colegas de "vodu".
Saul, percebendo que ela via algo sobrenatural, a acalmou e perguntou o que ela via. A resposta da mulher é de arrepiar: "vejo um deus que sobe da terra" (v. 13).
Pergunta: Aquela mulher viu Samuel? Não. Viu uma figura que ela identifica como um deus que sobe da terra.
Em Eclesiastes 9:5, está escrito que "os mortos não sabem coisa nenhuma… porque a sua memória jaz no esquecimento". Como, pois, explicar isso?
Percebam o que diz o verso 14: "Perguntou ele [Saul]: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou", diante daquele estranho ser.
Perceberam? Saul entendeu, concluiu que aquilo que a mulher descreveu só podia ser Samuel. Se realmente o fosse, Deus não teria condenado a sua atitude: "Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR… e também porque interrogara e consultara uma necromante" (1 Crônicas 10:13).
Outra evidência de que não era o profeta Samuel quem falou com Saul, encontramos em Jó 7:9 e 10, que diz: "Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais". Indubitavelmente, aquele ser misterioso não era Samuel, nem tampouco alguém da parte de Deus.
Percebam o que o "Samuel" disse a Saul no verso 16: "Por que, pois, a mim me perguntas, visto que O SENHOR TE DESAMPAROU E SE FEZ TEU INIMIGO?" Opa! Como é a história? Deus desamparou Saul e se tornou Seu inimigo? Mas que conversa é essa? Sabem que conversa é essa? Daquele que é especialista em distorcer a Palavra de Deus: Satanás.
Das duas uma. Ou aquele "Samuel" era o próprio diabo, ou um de seus demônios personificados.
Porque, meus irmãos, "não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros [demônios ou anjos caídos] se transformem em ministros de justiça" (2 Coríntios 11:14-15).
Deus JAMAIS desampara a ninguém. Nós que, por livre e espontânea vontade, nos distanciamos dEle. Saul escolheu fechar o seu coração para o SENHOR. Por isso não conseguia mais ouvir a Sua voz (v. 6).
Deus não é inimigo de ninguém. Muito pelo contrário, Ele nos convida a sermos Seus amigos (João 15:15).
Portanto, jamais partiria do profeta Samuel que Deus desampara ou se faz inimigo de alguém.
Samuel, como todos os outros filhos de Deus que já morreram, descansam para serem despertados uma única vez para sempre, no Grande Dia do SENHOR (1 Tessalonicenses 4:16-17).
Não deis crédito, portanto, amados, a qualquer coisa que se assemelhe à atitude de Saul. Pois, como já vimos, tudo relacionado a isto é abominação aos olhos de Deus. A Bíblia é muito clara com relação a isto e não deixa margem de dúvida.
"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno" (Daniel 12:2).
Satanás e seus anjos caídos têm ludibriado multidões com aparições fantasmagóricas. Tomam forma de pessoas que já se foram e enganam os corações enlutados. Contudo, as Escrituras nos deixam bem claro de que, por mais que Satanás se mostre como um anjo de luz, sua intenção sempre foi e sempre será a de levar o máximo de vidas que ele puder para o mesmo destino dele: a destruição eterna.
Prestem atenção no que está escrito em Isaías: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Is. 8:19).
Cuidado com doutrinas baseadas em textos isolados da Bíblia! Muitos têm usado as Escrituras como fez o Maligno no deserto. Satanás tentou levar Cristo à queda usando a Palavra de Deus. Mas Cristo venceu porque usou o ASSIM DIZ O SENHOR dentro de seu contexto (Mateus 4).
Portanto, como vimos, a própria Bíblia nos responde acerca da imortalidade da alma. Somos criaturas mortais, e só há Um que é imortal e a Bíblia também nos responde: "O Rei dos reis e SENHOR dos senhores; o único que possui imortalidade" (1 Timóteo 6:15-16).
Haverá O DIA em que todos os mortos serão despertados, não como o inimigo tem mostrado, de forma estranha e incorpórea, mas, de forma maravilhosa e corpórea. Pois, breve está o Dia em que "a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade" (1 Coríntios 15:52-53).
Compreendem? Somos mortais. Só Deus é imortal e só Ele, um dia, pode nos conceder a imortalidade.
Não demos ouvidos, pois, a qualquer forma de adivinhação, necromancia ou diálogo com "mortos".
Somos filhos do Deus vivo! Cristo disse: "Eu sou…a vida" (João 14:6). A única coisa que devemos saber sobre a morte é o que já vimos hoje,que ela é passageira e que, muito em breve, vai deixar de existir (Apocalipse 21:4).
Não perca tempo com os engodos de Satanás, porque ele já está condenado à morte.
Apegue-se à promessa dAquele que venceu a morte ao terceiro dia: "porque Eu vivo, vós também vivereis" (João 14:19).
Bom dia, futuros cidadãos do Reino imortal!

*Leiam #1 Samuel 28

Rosana Garcia Barros


6 Comentários so far
Deixe um comentário

Vdd

Comentário por Vixedanor.blogspot.com

Maravilhoso seu comentário! Muito bem explicado fácil de entender, dentro da palavra de Deus onde aprendemos a crescer na fé. Que o Senhor abençoe seu ministério!

Comentário por Ailene Lemos de Almeida

Muito obrigada por sua explicação. Aliás foi a mais convincente.
Deus em Cristo lhe abençoe!

Comentário por Luiza

Muito obrigada pela explicação! Eu já estava confusa, mas agora ficou claro.

Comentário por Isis

Obrigada por esclarecer isso. ❤️
Gostaria de seguir seu Instagram, vc tem?

Comentário por NARA

Olá, Nara. O Instagram é @rosanagarciabarros

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: