Reavivados por Sua Palavra


I Samuel 19 – Comentários selecionados by jquimelli
22 de março de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

Neste capítulo, vemos como Deus levantou três intercessores diferentes para se interporem em favor de Davi: Jônatas, Mical e Samuel.

O primeiro intercessor é Jônatas, suplicando a seu pai pela vida do seu amigo, com o risco de sua própria vida. É este o tipo de intercessor que estamos sendo para o povo escolhido de Deus? “Somos um amigo mais chegado que um irmão?” Prov. 18:24.

O segundo intercessor é a esposa de Davi, Mical, a filha de Saul. Ela não apenas professa amar seu marido, mas se empenha de todo o seu coração e força física a fim de ajudá-lo a escapar. É este o tipo de intercessor que estamos dispostos a ser, transformando em ações a nossa retórica de amor, mesmo quando isso significa arriscar a nossa reputação? “Sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” Tiago 1:22 NVI.

O terceiro intercessor em favor de Davi é o profeta Samuel. E talvez a sua intercessão seja a mais importante das três. Neste capítulo, não o vemos argumentando com Saul ou agindo fisicamente a fim de salvar a vida de Davi, como os dois primeiros fizeram. Em vez disso, vemos o resultado que só poderia ter vindo de suas fervorosas orações. Vemos em operação aqui uma atuação tão poderosa do Espírito Santo de modo que ninguém, nem mesmo o rei Saul, conseguiu fazer mal a Davi. Este é um paralelo poderoso da história de Balaão em Números 23:8, onde ele mesmo é forçado a reconhecer: “Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar? ” (NVI). Melody Mason, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/19/

matar Davi. Saul agora abandona seus atentados indiretos contra a vida de Davi (ver 18.13, 17, 25) e adota uma abordagem mais direta, levando Davi a deixar o cargo que tinha na corte (cf. v. 12, 18; 20.42). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Saul decidiu fazer de Davi o alvo de um expurgo político e discutiu o assunto com Jônatas e com alguns oficiais do governo. Sem dúvida, garantiu-lhes imunidade de qualquer punição. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 586.

falarei. Jônatas demonstrou sensatez ao se comportar de uma maneira que conservou a influência sobre o pai e, ao mesmo tempo, salvou o amigo da morte certa. CBASD, vol. 2, p. 586.

Saul atendeu. Como são eficazes as palavras certas no momento certo (ver Pv 25:11; Is 50:4)! CBASD, vol. 2, p. 586.

17 ele me disse… eu te mato. Essa mentira deu a Saul um motivo para buscar com ainda mais vigos seu propósito de assassinar Davi, pois ele teria ameaçado sua filha. Se Davi ousava matar a filha do rei, não haveria segurança para nenhum membro da família real até que ele fosse exterminado. A falsidade, porém, era resultado da educação dada por Saul, e ele só podia culpar a sim mesmo. CBASD, vol. 2, p. 588.

18 Davi fugiu. O salmo 59, supõe-se, foi escrito nessa ocasião. Começa o período de fugas, por cerca de 5 anos. Bíblia Shedd.

Há momentos em que a causa do bem avança melhor pela fuga do que pela luta. … Caso houvesse enfrentado Saul com o mesmo espírito ousado usado no embate com Golias, teria conseguido atrair muitas pessoas para seu lado; mas tal ação levaria a uma guerra civil, pois Saul também era popular e muitos lhe obedeciam. Conforme os acontecimentos posteriores demonstram, foram necessários sete anos após a morte de Saul para Davi ser aceito por todo o Israel. Davi, portanto, procedeu como Cristo. Destemido, o Salvador poderia ter convocado os exércitos do Céu para auxiliá-lo. Em vez disso, permitiu que homens maus triunfassem temporariamente. CBASD, vol. 2, p. 587.

Ramá. A cidade natal de Samuel. Davi se sente mais seguro no norte, próximo a Samuel, que o ungiu como rei. Andrews Study Bible.

Naiote. Significa “habitações” ou “moradias”. Esse termo parece designar um complexo de casas numa certa seção de Ramá onde residia um grupo de profetas (cf v. 19, 20, 22, 23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

23 profetizaram. Saul profetizava, não para trazer mensagens proféticas do Senhor, mas como sinal do poder de Deus. Andrews Study Bible.

… nessa questão havia uma grande diferença entre Saul e Davi. Saul era um outro homem, dentro das circunstâncias, mas não um novo homem. O Espírito estava sobre ele, mas não nele. Ele tinha dons, mas não a graça. Não havia raiz, e a planta secou. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

24 tirou suas roupas… nu. Saul retirou sua veste real externa [manto]. Andrews Study Bible.

Ao tirar seu manto real, Saul ficou vestido mais ou menos como qualquer um dos alunos da escola. Talvez ali o Espírito Santo tenha insistido com Saul pessoalmente pela última vez. … Ao retornar, o espírito maligno que o controlara por tanto tempo encontrou seu coração desprovido da graça de Deus e se apossou dele com mais força d que antes. CBASD, vol. 2, p. 589.

despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Saul foi tão dominado pelo Espírito de Deus que foi impedido de levar a efeito a sua intenção de tirar a vida de Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Está também Saul entre os profetas? Tanto Saul como seus mensageiros profetizaram na presença dos profetas. Bíblia Shedd.

Essa segunda repetição ressalta como o espírito de Saul era totalmente diferente do espírito desses zelosos servos do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Que Benção tem sido para mim o estudo da Palavra com vcs!, muito obrigada! Que Deus continue abençoando vcs para que possamos beber dessa fonte de sabedoria, é a minha oração! Mais uma vez, Obrigada, Equipe Abençoada!!

Comentário por Rose andrade

Que bom, Rose! Deus seja louvado!

Comentário por jquimelli

FIQUEI MUITO FELIZ NESTA MANHÃ VI COMENTÁRIOS TÃO ESPECIAIS SOBRE AS SANTAS PALAVRAS DO NOSSO DEUS.E ENTÃO OS COMENTARIOS DO REAVIVADOS
PELA SUA PALAVRA. MAGNIFICO!

Comentário por ELZA

Este portal é um canal de bênçãos na minha vida, sempre com comentários diretos e vivos a respeito da palavra do Senhor! Muito obrigado e, por favor, não parem!

Comentário por Cairo Bezerra




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: