Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 17 – Comentários selecionados by jquimelli
28 de dezembro de 2015, 8:54
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1 Essas instruções dizem respeito à perfeição dos animais oferecidos a Deus, cf Lv 22.17-33. Os sacrifícios do Antigo Testamento eram tipos de Cristo, o “cordeiro sem defeito e sem mácula” (1 Pe 1.9; cf Hb 9.14). Bíblia Shedd.

O simbolismo é claro: Deus é santo (Lv 21.23) e ele requer perfeição. Como símbolos do Salvador perfeito que viria e de seu precioso sacrifício, os animais sacrificados teriam de ser sem defeito. Bíblia de Genebra.

Um sacrifício imperfeito não simbolizaria Cristo devidamente (ver 1Pe 1;19). A lei concernente à perfeição do sacrifício dos animais é detalhada em Lv 22.17-25. Mais tarde, houve sacrifícios imperfeitos, oferecidos com a conivência de sacerdotes corruptos (Ml 1:7-12). Somente o melhor é digno de ser colocado perante Deus. Deus merece o melhor que o ser humano pode oferecer, e reter isso é manifestar desonra. É presunçoso oferecer a Deus o que tem pouco valor ou o que custou pouco ou nada. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1112.

2-7 Está aqui em vista o pecado da idolatria, cuja seriedade é indicada pela pena de morte, constantemente decretada (v. 5, cap. 13). Em tais casos, a pena judicial não era a reabilitação ou a restituição, mas expurgar a abominação da idolatria de Israel (vs 4, 7). Bíblia de Genebra.

3 sol. Heb shemesh, que, sob o nome próprio Shamash e outros nomes, era adorado por vários povos semíticos, assim como era a lua, heb yareah. É por este motivo, para demonstrar que o sol e a lua não eram divindades poderosas, e sim, apenas objetos que obedeciam aos propósitos divinos, que estas duas palavras hebraicas não são mencionadas na narrativa da criação do mundo, Gn 1.15, sendo chamados de “luzeiros”. O exército dos céus se refere à adoração dos planetas e estrelas. Bíblia Shedd.

O exército do céu. A forma principal de idolatria, e em mutos sentidos a pior, era a adoração aos corpos celestes. CBASD, vol. 1, p. 1112.

não ordenei. De preferência, “proibi”. CBASD, vol. 1, p. 1112.

5 às tuas portas. Ver Dt 16:18. Junto às portas da cidade, anciãos, juízes e o rei se sentavam para julgar em lugares designados para esse propósito (ver com. De Gn 19:1). CBASD, vol. 1, p. 1112.

6 duas ou três testemunhas. A condenação não se baseava em boatos. Duas ou três testemunhas tinham de concordar (v. 6; 19.15-19; Nm 35.30) e estar suficientemente convictas e sinceras para participar do apedrejamento, sabendo que a pena pelo falso testemunho a um crime era a mesma do próprio crime (19.19). Bíblia de Genebra.

Contudo, mesmo duas ou três [testemunhas] poderiam ser falsas, mentirosas (1Rs 21:10, 13; Mt 26.59-61). Portanto, a proibição contra falso testemunho (Dt 5:20; Ex 20.16) era também necessária. Com respeito à punição de uma falsa testemunha, veja Dt 19:16-21. Andrews Study Bible.

7 A mão das testemunhas. A confiança em seu próprio testemunho precisava ser evidenciada pelo ato de assumirem a responsabilidade de desfechar os primeiros golpes. Bíblia Shedd.

Veja também 13:9. Se a testemunha não está suficientemente convicta para desferir o primeiro golpe, ninguém mais estará convicto de que o condenado é digno de morte. Andrews Study Bible. [Ver o uso deste princípio por Jesus, em Jo 8.7].

8 (e 9-13) Os tribunais inferiores seriam espalhados pelas aldeias de Israel (16.18), mas o tribunal superior continuaria funcionando no santuário central. Bíblia Shedd.

Compare com Êx. 18. Os especialistas na lei de Deus do santuário deveriam servir futuramente como cortes judiciais superiores quando os casos fossem difíceis demais para as cortes locais. Durante o período dos “juízes”, a profetiza Débora desempenhou este serviço (Jz 4:4-5). Andrews Study Bible.

Desconhecemos os detalhes precisos do sistema judicial dos israelitas (19.15-21, nota). Havia tribunais superiores que cuidavam de casos mais difíceis (Êx 18.21-26), com sacerdotes que julgavam junto com outros juízes. Esta passagem salienta que o ofício judicial fora divinamente determinado e que os vereditos deviam ser aceitos, sob pena de morte (v. 12). Bíblia de Genebra.

Caso e caso de homicídio. Isto é, o derramamento de sangue que resultou em morte. Devia certificar-se se fora morte acidental ou premeditada (ver Êx 21:12-14). A decisão neste caso determinaria se o acusador seria admitido ou não numa cidade de refúgio. CBASD, vol. 1, p. 1113.

13 para que todo o povo o ouça, e tema. O procedimento tinha por objetivo ensinar o povo a respeitar devidamente a autoridade estabelecida. Isso inculcaria consideração pela autoridade divina e pelas instruções dadas por meio dos canais escolhidos. CBASD, vol. 1, p. 1113.

14-17 Não havia rei nos dias de Moisés, mas a possibilidade futura de haver um governante assim era óbvia, visto que todas as nações antigas tinham seus reis e até fora predita a existência de um rei em Israel, em Gn 49.10. Bíblia de Genebra.

16 não multiplicará para si cavalos. Salomão não acatou esta ordem (1Rs 4:26). A dependência da cavalaria indicava falta de fé no poder de Deus para proteger Seu povo. Isso em geral acompanhava uma tendência à rebelião e ao pecado (ver Is 2:6-8; Am 4:10). … O destino espiritual de Israel se perderia no desejo de alcançar conquistas humanas. CBASD, vol. 1, p. 1113.

16, 17 Quanto maior poder enfeixa nas mãos, maior o perigo de abusar dele. O terceiro rei de Israel, Salomão, negociava com cavalos (1 Rs 10.26-29) e teve setecentas mulheres (1 Rs 11.1-8).

Quando o rei Salomão violou esta lei ao multiplicar mulheres (1 Rs 11), ele colocou sua nação no caminho do desastre. Andrews Study Bible.

Foram exatamente esses delitos que os reis posteriores cometeram, a partir de Salomão em especial (1Rs 4:26; 11:1-4) – só que não obrigaram Israel a voltar ao Egito (v. porém, Jr 42.13-43.7). Bíblia de Genebra.

17 nem multiplicará muito para si prata ou ouro. A riqueza não é má em si. Contudo, ela pode ser uma armadilha quando ocupa o lugar de Deus no coração e na vida do ser humano. A vida pública e particular do rei deveria ser limitada por condições definidas. Nos versículos seguintes aparecem as características que um rei devia ter. CBASD, vol. 1, p. 1114.

18 escreverá para si um translado. Literalmente, “escreverá para si uma cópia”. Uma grande distinção do governante de Israel era a total devoção aos preceitos divinos (ver Js 8:32). Esta “cópia” demonstraria sua fé na Palavra inspirada e sua determinação de ser guiado por ela. Isso fortaleceria a confiança do povo na humilde submissão do rei ao Rei dos reis. CBASD, vol. 1, p. 1114.

19 o terá consigo. É bom que cada qual tenha sua própria Bíblia para uso diário. Bíblia Shedd.

Nele lerá todos os dias de sua vida. O estudo da palavra de Deus e a meditação nela deviam caracterizar o monarca (ver Js 1:8; Sl 1:2; 119:1, 2, 9, 15, 16, 36). CBASD, vol. 1, p. 1114.

Temer. Literalmente, “tremer”, não no sentido de terror, mas de respeito e reverência. Isso representa respeito supremo e profundo (ver Dt 4:10; 6:2; 14:23; 28:58; Sl 61:5; 86:11; Is 59:19; Ml 3:16; 4:2).

20 não se considere superior (NVI: ARA: “não se eleve). O rei não deveria colocar-se acima da lei de Deus, da mesma forma que seus súditos mais humildes não deveriam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ver Dt 8:2, 14. O ser humano precisa da graça de Deus para não se tornar soberbo. Não é fácil para um rei ou líder se imaginar como servo de seu povo. CBASD, vol. 1, p. 1114.

Prolongue os dias no seu reino. Ver Dt 4:26, 40. Somente alguém verdadeiramente convertido poderia harmonizar a vida de acordo com as obrigações esboçadas para um monarca neste capítulo. Guiado pelas instruções divinas registradas no livro da lei, o rei se tornaria um modelo para o povo, uma cópia viva da vontade de Deus. CBASD, vol. 1, p. 1114.


1 Comentário so far
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Muito bom estudo

Comentário por Crismacleiton




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