Reavivados por Sua Palavra


Jó 10 by jquimelli
6 de julho de 2013, 0:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Neste capítulo Jó fala da amargura de sua alma (versículo 1). Ele diz a Deus: Não me considero mau, deixe-me saber qual é a Tua questão contra mim. Eu sou a obra das tuas mãos. Por que eu estou rejeitado? (v.3). Em Seu juízo investigativo, você usa os olhos de carne e só vê como os homens vêem, procurando o mal em mim? (v. 4).
Jó sabe que tem um relacionamento com Deus e repousa firmemente em Sua mão de Deus. Ele está descansando em cima do conhecimento que Deus tem dele e de sua inocência (v. 7). Jó está seguro na mão de Deus, porque Deus é o seu Criador: “Você me fez de barro (cf Gên 2:7: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra”) e Você me fará voltar ao pó? “(v. 9). Deus deu a Jó um esqueleto e o vestiu com pele. Deu-lhe a vida, a personalidade, bondade e espírito – a capacidade de ter uma relacionamento com o Criador (v. 12). Jó está escondido no coração de Deus (v. 13).
 
Sendo que Jó está no coração de Deus, é impensável a conclusão de Elifaz e Bildade de que se você é ruim coisas ruins acontecem com você; E que se você é bom, então coisas boas acontecem com  você (versos 14-15). 
 
A expressão “contra mim aumentas a tua ira” do verso 17 necessita de um esclarecimento. A palavra “raiva” ou “ira” (ARA, NVI) dá uma impressão errada. Esta é uma das palavras que não ocorrem com muita frequência no livro de Jó. Para entender esta palavra neste livro, deve-se ter em mente que nos dias de Moisés o seu significado era “ligar, conectar”. Sendo assim a palavra “ira” ou “raiva”, utilizada em algumas traduções, não corresponde ao significado original. Como Jó está muito “ligado” a Deus, “abraçado” por Deus, por um lado recebeu muitos benefícios, mas por outro lado recebeu também muitas provações. 
 
Ele se pergunta se não teria sido melhor se ele não tivesse nascido ou morrido logo após o nascimento, em vez de sofrer (v. 18-19).
 
No versículo 20, Jó suplica por uma suspensão temporária de seu sofrimento. Seus dias à frente podem ser poucos, por isso se o sofrimento for suspenso por um curto período ele pode ter ainda um pouco de tempo de conforto antes de morrer. Ao morrer, ele irá para a terra da escuridão e das sombras (v. 21 e 22).
 
Querido Deus,
Também estamos ligados a Ti. Estamos ligados ao Teu coração, à Tua mente e as Tuas mãos. Cristo é o nosso advogado no julgamento. Senhor, ajuda-nos a aceitar, como Jó, que até mesmo os nossos sofrimentos estão debaixo da Tua soberania. Amém.
 
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad/Adap JAQ/JDS
 
 

2 Comentários so far
Deixe um comentário

[…] 17 A expressão “contra mim aumentas a tua ira” do verso 17 necessita de um esclarecimento. A palavra “raiva” ou “ira” (ARA, NVI) dá uma impressão errada. Esta é uma das palavras que não ocorrem com muita frequência no livro de Jó. Para entender esta palavra neste livro, deve-se ter em mente que nos dias de Moisés o seu significado era “ligar, conectar”. Sendo assim a palavra “ira” ou “raiva”, utilizada em algumas traduções, não corresponde ao significado original. Como Jó está muito “ligado” a Deus, “abraçado” por Deus, por um lado recebeu muitos benefícios, mas por outro lado recebeu também muitas provações. Ele se pergunta se não teria sido melhor se ele não tivesse nascido ou morrido logo após o nascimento, em vez de sofrer (v. 18-19).  Koot Van Wyk, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/07/06/jo-10/ […]

Pingback por JÓ 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS | Reavivados por Sua Palavra

É muito bom a explicação para todos nós irmãos entender, pois a gente se perde por falta de conhecimento. brigado

Comentário por Rosirene




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: