Reavivados por Sua Palavra


II Crônicas 18 – comentários bíblicos by Jeferson Quimelli
6 de maio de 2013, 0:00
Filed under: Estudo devocional da Bíblia, Falsos profetas

1 Apesar de Josafá ser profundamente comprometido com Deus, ele arranjou que seu filho se casasse com Atalia, a filha do perverso rei Acabe de Israel, e, então, fez com ele um acordo militar. […] Esta aliança trouxe três consequências devastadoras: (1) Josafá incorreu na ira de Deus (19.2); (2) quando Josafá morreu e Atalia se tornou rainha, ela assumiu o trono e quase eliminou a descendência de Davi (22:10-12); (3) Atalia trouxe as perversas práticas de Israel para Judá, que eventualmente levou esta nação à ruína. Quando crentes em posição de liderança se aliam a não crentes, valores podem ser comprometidos e a consciência espiritual é nublada. A Bíblia sempre alerta contra a associação com não crentes (2Cor 6.14) (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

a palavra do SENHOR. Josafá impensadamente concordou em ir com Acabe contra os siros, mas desta vez parece que sua consciência lhe disse que deveria primeiro consultar a vontade do Senhor (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7 º Dia, vol. 3, p. 269).

quatrocentos homens. Tendo em vista que os profetas de Baal tinham sido mortos por Elias no monte Carmelo, estes homens eram provavelmente profetas de Aserá (Asherah) que comiam à mesa de Jezabel (1Rs 18.9) (Comentário da Andrews Study Bible, sobre a passagem paralela, 1Rs 22.6).

12 fala o que é bom. É preciso ter em pouca conta um profeta do Senhor para achar que seja possível influenciar a mensagem que ele deve transmitir (CBASD, vol. 3, p. 269).

As palavras do mensageiro refletem o espírito do mundo: “Não estrague a festa”; adira à “onda” e tudo ficará “naquela base”; “Nada de reparar, de chamar a atenção, ou de criticar; seja bonzinho” (Bíblia Shedd).

14 sobe. Micaías parecia estar falando com dramática ironia, simplesmente repetindo a falsa mensagem dos profetas mentirosos (v. 11). Evidentemente seu tom de voz deixou isso claro, como é demonstrado pela resposta de Acabe (v.15) (CBASD, vol. 3, p. 269).

17 não te disse eu […]? Acabe era um rei ímpio e sabia que não podia esperar uma boa mensagem do Senhor, mas devia ter reconhecido que, apesar disso, a mensagem divina era verdadeira. O  fato de não havê-la aceito como tal custou-lhe a vida (CBASD, vol. 3, p. 269 e 270).

18 vi. Esta é uma visão em forma de parábola e deve ser interpretada como tal. Nela, Deus é representado como se fizesse aquilo que não impede que aconteça. Deus não coage a vontade. Quando pessoas más escolhem deliberadamente seguir a mentira, Ele não intervém. Uma vez que Deus é supremo, Sua recusa de reprimir as forças do mal muitas vezes é representada como se Ele enviasse diretamente o mal. Pode-se encontrar um exemplo disso no incidente das serpentes abrasadoras (Nm 21.6). Contudo, essas “serpentes” não foram criadas de repente nem transportadas miraculosamente de outro lugar só para aquela ocasião. Na verdade, elas já infestavam a área do deserto pela qual os filhos de Israel passavam e teriam sido uma fonte real de perigo e causa de mortes frequentes se o Senhor, por milagre, não tivesse reprimido esses répteis venenosos. Mas, quando o povo se voltou contra o Senhor, que os protegia dos muitos perigos do deserto, Deus simplesmente retirou Sua proteção, e o resultado foi a morte (ver PP, 429) (CBASD, vol. 3, p. 270).

21 faze-o assim. A ordem divina na visão em forma de parábola representa a permissão divina. Satanás desejava provocar a morte de Acabe, e o Senhor não o impediu. Enquanto a mão repressora de Deus está estendida, Satanás não tem permissão para matar, mas quando a mão de Deus é removida, então o inimigo prossegue em sua obra de destruição (ver GC, p. 614) (CBASD, vol. 3, p. 270).

22 É pela boca dos profetas que o espírito mentiroso age com poder para enganar os fiéis; ainda hoje, Satanás usa as inverdades dos falsos profetas como sua arma, a mais poderosa. Os espíritos devem ser examinados pela Bíblia (Bíblia Shedd).

espírito mentiroso é um retrato do modo de agir dos profetas – dizendo ao rei o que ele queria ouvir e não o que ele precisava ouvir. Os líderes somente enfrentarão dificuldades ao se acercarem de conselheiros que somente procurem agradá-los (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

23 deu uma bofetada em Micaías. Este insulto ao profeta do Senhor revela bem o espírito do maligno. De uma forma ou de outra, Satanás mostra sua natureza na atitude de seus emissários (CBASD, vol. 3, p. 270).

Obedecer a Deus nem sempre nos protege de maus resultados. A obediência pode, de fato, provocá-los. Mas é melhor sofrer do desagrado humano do que da ira de Deus (Mat. 10.28). Se você for ridicularizado por ser honesto, lembre-se que isso pode ser um sinal de que você está, de fato, fazendo o que é correto aos olhos de Deus (Mat 5.10-12; Rm 8.17, 35-39) (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

28 subiram. Josafá se viu em estranha companhia e em estranhas circunstâncias. Ele havia solicitado um profeta do Senhor, e esse profeta dera sua mensagem. O

fracasso da campanha planejada fora clara e enfaticamente predito. Se Josafá tivesse então aceito a mensagem e se recusasse a acompanhar Acabe, poderia ter sido um instrumento para poupar a vida do rei de Israel e impedir a derrota desastrosa e humilhante. Josafá tinha uma solene responsabilidade nessa ocasião, mas fracassou. Pessoas boas nem sempre procedem bem e pessoas sábias nem sempre agem com tais (CBASD, vol. 3, p. 270, 271).

31 gritou. O grito de Josafá foi um pedido de ajuda, e o Senhor lhe respondeu. Este evento ele contrasta com Saul, que enfrentando a mesma ameaça, decidiu cometer suicídio (Andrews Study Bible).

Ele poderia ter aceitado o seu destino pelo fato de merecê-lo mas, em vez disso, clamou a Deus, que miraculosamente o salvou. Quando pecamos e as inevitáveis consequências se seguem, podemos ser tentados a desistir. […] Apesar de merecermos o que nos sobrevém, isto não é motivo para que não busquemos o auxílio de Deus. Se Josafá tivesse desistido, ele teria morrido. Não importa o quanto você pecou, você pode ainda clamar a Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

33 Acabe foi morto apesar da proteção da armadura humana; Josafá foi milagrosamente preservado apesar de ter sido um alvo fácil. Nisto se evidencia a providência de Deus dirigindo os imprevistos para Seus próprios fins (Bíblia Shedd).

Micaías profetizou a morte para Acabe (16,27). Então Acabe se disfarçou para enganar o inimigo. Aparentemente o disfarce funcionou, mas isto não mudou a profecia. Uma seta disparada ao acaso por um sírio encontrou uma brecha em sua armadura e o matou. Deus realiza Seus propósitos a despeito das defesas que as pessoas possam erguer. Deus pode usar qualquer coisa, até mesmo algum erro, para cumprir Sua vontade. Esta é uma boa notícia para os seguidores de Deus porque podemos confiar que Ele executará os Seus planos e manterá Suas promessas não importa quão desesperadas nossas circunstâncias estejam (Life Application Study Bible Kingsway NIV).


16 Comentários so far
Deixe um comentário

Ótimo estudo me ajudou muito, estava com dúvidas e foram esclarecidas…

Comentário por Fernanda

FOI MUITO BOM TIRAR AS DÚVIDAS, MUITO OBRIGADA

Comentário por marcia

Que bom que pudemos ajudar a sanar suas dúvidas, Marcia! Obrigado pela visita e pelo comentário. Um abraço.

Comentário por jquimelli

Ótimo, estudo. Eu só queria qual o versiculo correto pois na parte em que diz Obedecer a Deus ,nem sempre nos protege… dá a ref. Mateus 1.28. Mas o capítulo 1 vai até só até o 25. Obrigada!

Comentário por ilza geralda da costa

Muito obrigado, caríssima Ilza! O correto é Mateus 10:28. Já consertado. Foi erro de digitação. Ficamos muito agradecidos por você fazer parte da nossa equipe, ajudando-nos a melhorar a qualidade dos nossos textos. Um excelente sábado pra você.

Comentário por jquimelli

Muito bom mesmo, me ajudou demais. Parabéns pelos os estudos e pelo o site.

Comentário por Duarte

Muito obrigado, Tati,
Somos todos humildes trabalhadores na causa do Senhor na obra de conduzir quem O busca aos Seus pés, através da Palavra.
Forte abraço, Jeferson.

Comentário por jquimelli

Que espirito de mentira e esse que veio da parte de Deus, nao entendi?

Comentário por Cláudio Luís nobrega

Prezado Cláudio,

Está é uma visão em forma de parábola e deve ser interpretada como tal. Nela, Deus é representado como se fizesse aquilo que não impede que aconteça. Deus não coage a vontade. Quando pessoas más escolhem deliberadamente seguir a mentira, Ele não intervém.

Uma vez que Deus é Supremo, Sua recusa de reprimir as forças do mal muitas vezes é representada como se Ele enviasse diretamente o mal.
CBASD, vol.3, pág.270

Ivan Barros
Equipe RPSP

Comentário por Ivan Barros

Maravilha! O Senhor têm todo o poder em suas mãos.

Comentário por José Luiz Mesquita da Costa

Perdi o sono, e vim ouvir Deus falar, primeiro li a bíblia e logo fui procurar a interpretação do estudo, e Deus falou grandemente comigo, principalmente em alianças com pessoas que não devemos ter alianças, mas o valor de ouvir a voz de Deus e obedecer. Amém.

Comentário por Renata Felicio Maia

Que bom, Renata! Que o Senhor continue falando contigo através de Sua Palavra e mudando sua vida. Que o nome do Senhor seja louvado pelas bênçãos que derramar sobre você.

Comentário por jquimelli

Comigo aconteceu o mesmo. No devocionario sugere esse texto e explica superficialmente sobre a “ordem correta das coisas ” (esse é o título)e sugere que devemos consultar a Deus e obedecer o que Ele diz.
Ao ler o texto na bíblia, fiquei confusa sobre o Espirito maligno e tbm sobre a proteção de Deus para Josafá e a morte de Acabe.
Ao pesquisar no Google encontrei esse estudo completo!
.
Fui muito edificada!!
Mais uma vez, obrigada!

Comentário por Hayane Vilar Rezende Leal

Obrigada! Fui muito edificada.
Deus abençoe.

Comentário por Hayane Vilar Rezende Leal

Entendo que não era a decisão de Josafá,de ir ou não para a guerra, que iria poupar a vida do rei Acabe, já havia um decreto de juízo de Deus sobre o rei de Israel, que não falhou.

Comentário por Missionária Cleide Cleidinha

Muito obrigado pela essa interpretação porque antes tinha muita duvida entender esse texto, mais graças a Deus entendi por intermédio de ti.

Comentário por Manuel Domingos Mulongui




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: