Reavivados por Sua Palavra


Salmo 112 by jobsonds
27 de novembro de 2013, 0:06
Filed under: Salmos | Tags: , ,

Introdução:

Esta poesia acróstica descreve os caminhos do homem de Deus e faz um par com o salmo 111. Bíblia Shedd.

Panegírico [discurso em louvor de alguém] do justo – segundo o espírito do Sl 1, mas formado segundo padrão do Sl 111, provavelmente com a intenção de ser seu complemento. [...] Tanto o Sl 111 quanto o Sl 112 são acrósticos alfabéticos, mas incomparáveis no fato de cada meio verso (em hebraico) passar para mais uma letra do abedecedário hebraico. [...] Os versículos correspondentes dos dois salmos tendem a compartilhar temas idênticos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Comentário devocional:
O Salmo 112 é uma continuação do Salmo 111. O primeiro fala da grandeza das obras de Deus, de Sua fidelidade e justiça, enquanto o Salmo 112 apresenta as bênçãos que virão sobre aquele que é sábio e temente a Deus.

O homem justo não está isento da realidade vista neste mundo contaminado pelo pecado, cheio de adversidade (“trevas”, v. 4, “más notícias”, v. 7, e “adversários” , v. 8, NVI). Para descrever o homem justo o autor usa a seguinte expressão: “seu coração está firme, confiante no Senhor” (v. 7). A maioria das pessoas deseja estabilidade. Aqueles carentes dessa característica se tornam escravizados por prazeres, ganho material e outros ídolos.

A base para uma vida estável, bem-sucedida, é apresentada na introdução deste Salmo, logo após o convite para o louvor: “Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” ( v.1, NVI). Ele é um homem “íntegro” (v. 2), generoso, pronto para ajudar aqueles que passam por necessidades, “empresta com generosidade” (v. 5) e a bênção de Deus está sempre em sua vida. Esta descrição antecipa o Sermão da Montanha, onde Jesus define o padrão estabelecido por Deus para aqueles que são Seus filhos. A verdadeira generosidade não se mede pelo valor ou a quantidade dos presentes, mas sim pela atitude com que a doação é realizada. Temos o exemplo supremo de Cristo, em Seu sacrifício no Calvário. Olhando para o supremo sacrifício de Cristo, obedecer aos Seus mandamentos torna-se um “grande prazer” (v. 1).

Querido Deus,

almejamos possuir a estabilidade espiritual e emocional que muitas vezes nos falta. Ensina-nos a verdadeira generosidade e dá-nos o poder de que precisamos para seguir os passos de nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém.

Ioan Campian – Tartar

Romênia

 

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/112/

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 112

About these ads

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.414 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: